Armazéns de Vinho do Porto

Inspeção e Diagnóstico, Avaliação de Segurança

Os armazéns de vinho do Porto inspecionados são constituídos por paredes exteriores resistentes em alvenaria de granito e coberturas em estrutura de madeira. As coberturas integram asnas de diferentes tipos: enquanto a maioria aparenta ser original do período de construção dos edifícios, outras terão sido substituídas, provavelmente a partir de meados do séc. XX. As asnas de maior dimensão vencem um vão livre de cerca de 15,0m e têm uma altura de 3,00m, sendo constituídas por duas pernas, um pendural, quatro escoras e quatro linhas.

O trabalho realizado pelo NCREP pretendeu responder ao solicitado, nomeadamente a avaliação do estado de conservação de asnas de madeira das coberturas de 12 armazéns por amostragem.

Os ensaios, realizados nas zonas de apoio das asnas nas paredes, permitiram verificar que algumas das asnas apresentam degradações internas devido ao ataque de agentes bióticos (caruncho, térmitas e fungos). O Resistógrafo indicou a perda de secção transversal dos elementos. O higrómetro forneceu valores de teor em água da madeira muito elevados, o que indica existirem condições óptimas para o desenvolvimento dos ataques. Foram ainda observados alguns danos relacionados com a própria concepção estrutural das asnas e que, nalguns casos, terão sido potenciados pela redução da secção transversal das peças devido ao ataque de agentes bióticos.

Os resultados obtidos indicaram a necessidade de proceder a uma intervenção de reforço estrutural e substituição pontual dos elementos estruturais das coberturas.

Ano: 2011

Tipologia: Armazém Industrial

Localização: Vila Nova de Gaia

Fotografia: NCREP



Impresso em ncrep.pt