Edifício na Rua do Rosário

Reabilitar o edifício dotando-o da segurança e utilização necessárias ao seu bom funcionamento como espaço habitacional, preservando e valorizando as suas qualidades arquitectónicas originais.

Este edifício do século XX, voltado para a Rua do Rosário, no Porto, foi submetido a uma intervenção de reabilitação / reforço dos elementos estruturais existentes, tendo em conta os seus requisitos técnicos, económicos e arquitectónicos específicos.

Nesse sentido, como primeiro passo, o NCREP realizou um conjunto de ações de inspeção e diagnóstico, a fim de caracterizar os elementos estruturais e examinar seu estado de conservação.

Através de ensaios experimentais in-situ e inspecção visual foi possível concluir que este edifício está em bom estado, sem danos relevantes nos elementos estruturais, nomeadamente pisos de madeira, escadas e telhado, também como paredes de alvenaria de pedra.

No entanto, na fase de projeto, foi necessário definir um conjunto de soluções estruturais para melhorar a segurança do edifício, em particular no último andar e treliças de madeira, ambos com novos elementos de madeira, a fim de harmonizar com o sistema estrutural existente. Destaca-se também a solução com perfis de aço que materializa a estrutura mezanino no térreo, seguindo o projeto arquitetónico proposto.



Impresso em ncrep.pt